No ano passado, 65% das pessoas em todo o mundo nunca passaram tanto tempo online, provavelmente por causa da COVID-19. Como usamos a internet para tudo, desde o trabalho e a escola até o entretenimento e compras, os cibercriminosos aproveitaram o crescimento e lançaram mais ataques e golpes convincentes.
A NortonLifeLock revelou que, no ano passado, cerca de 330 milhões de pessoas em 10 países foram vítimas de cibercrime e mais de 55 milhões foram vítimas de roubo de identidade. As vítimas de crimes cibernéticos passaram coletivamente quase 2,7 bilhões de horas tentando resolver seus problemas.
Cerca de ¼ dos usuários relatou acesso não autorizado a alguma conta ou dispositivo nos últimos 12 meses e uma média 7 horas foi gasta tentando resolver os problemas criados pelos cibercriminosos.
O aumento do tempo online e a dificuldade em distinguir fatos de fake news são apontados como maior causa do crescimento nos ataques.
Ainda assim, a tendência é de melhora, já que mais de 70% dos usuários dizem ter aumentado as precauções online, principalmente aqueles que teve alguma conta comprometida, incluindo a criação de senhas mais fortes e o investimento em soluções de segurança cibernética.
A DSR9 pode ajudar a proteger sua identidade digital. Fale com a gente.