Os dados são os ativos mais importantes de uma organização, independente do segmento ou porte, e armazená-los corretamente traz uma grande responsabilidade para manter esses dados acessíveis e seguros.
Isso não é apenas responsabilidade da equipe de TI ou de Segurança da Informação, deve haver um empenho coletivo em toda a organização para que isso aconteça.
As organizações devem tomar decisões cuidadosas sobre como é feito o backup de seus dados, seja no Data Center, seja na nuvem. Estabelecer uma política de backup é altamente recomendado. Isso implica necessariamente em adequação de processos e investimentos em software e infraestrutura.
Muitas vezes, um backup íntegro e isolado é a última linha de defesa quando todas as medidas e soluções de segurança falham, como em um ataque de Ransomware, por exemplo. Uma vez que o ambiente tenha sido comprometido e os dados encriptados, eles estão perdidos para sempre e é aí que o backup mostra todo seu valor.
Os dados quando bem gerenciados, são mais fáceis de localizar e restaurar e a agilidade deste processo pode fazer toda a diferença em um momento de crise.