
Automação de Data Mapping
30 de setembro de 2020
PIX: Cibercriminosos se aproveitam do lançamento para aplicar golpes
7 de outubro de 2020Pesquisador de um fabricante de segurança, Martin Hron fez a engenharia reversa de uma cafeteira Smarter como parte de um experimento para descobrir uma falha importante na infraestrutura de dispositivos inteligentes.
“Pediram para que eu provasse um mito de que a ameaça a dispositivos IoT vai além de acessá-los por meio de um roteador desprotegido ou expô-los na rede, mas que os próprios aparelhos são vulneráveis e podem ser facilmente invadidos sem tomar o controle da rede”, escreveu ele em um post, onde detalha a técnica.
Este ataque expõe a vulnerabilidade e a falta de preocupação com segurança com que dispositivos conectados à Internet são lançados e implementados, a famosa Internet das Coisas (IoT).
Às vezes, com pouco ou nenhum conhecimento de técnicas de invasão é possível tomar o controle de impressoras, câmeras, TVs e até carros. Pelo portal Shodan é possível buscar por bilhões de dispositivos conectados à Internet ao redor do mundo, todos expostos a quem quiser acessar.
Sempre que adquirir um dispositivo IoT, procure alterar a senha de fábrica antes de conectá-lo à rede. Isso por si só já pode reduzir muito o risco de invasão.
Veja o vídeo no link abaixo:
https://youtu.be/bJrIh94RSiI