As casas inteligentes usam dispositivos que podem se conectar à Internet e contêm pequenos computadores que permitem que sejam controlados remotamente. Esses dispositivos podem ser tão pequenos quanto uma cafeteira ou interruptor de luz, mas também tão grandes e complexos quanto todo o sistema de climatização.
O que diferencia estes dispositivos de um controle remoto comum da TV é que eles usam a Internet para se conectar e podem ser gerenciados por meio de um hub ou central de controle que pode ser seu roteador, seu smartphone ou assistente pessoal controlado por voz.
Ao contrário do controle remoto da TV, esses dispositivos podem coletar e armazenar informações sobre seu uso, hábitos e preferências – no próprio dispositivo ou enviar os dados para a nuvem. Todos esses dados tornam sua casa inteligente um risco potencial de privacidade, e cada dispositivo que você adiciona à rede adiciona uma nova preocupação com a privacidade.
Nós próximos posts, vamos dar uma olhada mais detalhada nos tipos de ameaças de segurança que você precisa considerar quando tem uma rede doméstica inteligente.