Poucas semanas após o ataque ao oleoduto da Colonial, interrompendo a distribuição de combustível na costa leste americana, os criminosos lançam nova ofensiva contra o maior produtor mundial de carne, a JBS, impactando a produção nos EUA, Canadá e Austrália. Especialistas afirmam que os ataques por Ransomware nunca estiveram tão fora de controle.
O governo americano já notificou a Rússia por ser a provável origem dos ataques, respondendo de forma muito mais rápida e engajada, o que marca uma mudança de postura após o ataque à Colonial.
Segundo os executivos da processadora de carnes, a produção foi retomada ao longo da semana e está normalizada.
O responsável pelo ataque à Colonial é o grupo DarkSide, utilizando um modelo de Ransomware-as-a-Service, onde os desenvolvedores disponibilizam as ferramentas maliciosas e técnicas a diversos criminosos e depois dividem os lucros com os resgates que são pagos. Neste modelo, a tendência de crescimento dos ataques é exponencial, portanto, é necessário reforçar as defesas como nunca, principalmente para organizações que são consideradas infraestrutura crítica como produção de alimentos, óleo e gás, energia e outros.
A DSR9 é especialista em soluções para proteção contra Ransomware. Fale com a gente.