O Senado aprovou, nesta semana, a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deverá regular o tratamento de dados sensíveis e pessoais dos consumidores, tanto de estabelecimentos físicos como empresas na Internet e agora depende de sanção do Presidente da República.
Depois de muitas idas e vindas, é provável que a lei comece a vigorar já em setembro, depois de o adiamento ter sido rejeitado mas, apesar disso, as punições previstas na LGPD só deverão ser aplicadas aos infratores a partir de agosto do ano que vem.
Muitas empresas já começaram o movimento de adequação à nova lei, mas a maioria (sobretudo as pequenas e médias) não iniciou qualquer iniciativa neste sentido e poderá estar em risco de sofrer pesadas multas de até 50 milhões de reais ou 2% do faturamento por infração cometida, caso tenha problemas com vazamento de dados de clientes ou até mesmo por não conseguir demonstrar esforços em proteger estes dados.
Sua organização já está preparada? Quer saber mais sobre como entrar em conformidade com a nova lei? Acesse dsr9.com e conheça nosso portifólio de soluções e serviços focados em LGPD.