Os golpistas mais uma vez reciclam o mesmo mecanismo de tentar fazer com que o usuário do WhatsApp informe seu código de ativação para terceiros, permitindo que a conta seja clonada em outro celular. Apesar da divulgação maciça em grande mídias e redes sociais, a taxa de sucesso deste tipo de golpe ainda é grande e os retornos financeiros compensam os riscos.
Desta vez, com a promessa de ingressos grátis para eventos, shows e festas, o usuário é convencido, através de ligações ou mensagens, a enviar um código recebido por SMS para receber os convites. Porém, o código recebido no SMS é o de ativação do WhatsApp. O que permite que o golpista acesse a conta da vítima passando a conversar com amigos e familiares para pedir dinheiro emprestado.
A melhor forma de evitar este golpe ainda é ativar a confirmação em duas etapas. Com ela será habilitada uma camada extra de segurança para sua conta, obrigando a digitação de um PIN de 6 dígitos sempre que quiser confirmar seu número no WhatsApp, ao trocar de celular, por exemplo.
Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.
A DSR9 pode ajudar a proteger sua privacidade online e evitar o vazamento de dados pessoais. Fale com a gente.