Quem nunca recebeu alguma mensagem pedindo alguma informação ou pagamento de pequena taxa em troca de um prêmio?
Pois, bem! Esse é um dos golpes mais antigos que se tem notícia e que vem sendo reciclado até os dias de hoje. É conhecido como fraude de antecipação de recursos, ou advance fee fraud.
Nessa fraude, o golpista procura induzir uma pessoa a fornecer seus dados ou realizar um pagamento adiantado, com a promessa de receber algum tipo de benefício muito superior ao que se tem, mas que, na verdade, nunca será entregue.
Com a crise econômica e o aumento do desemprego desencadeados pela pandemia, esse tipo de golpe ganhou mais força e teve um aumento exponencial, explorando a fragilidade das pessoas para arrebanhar mais vítimas.
Desconfie sempre de prêmios ou benefícios irreais, que dependam de uma pequena contrapartida para que se realizem. Desde o clássico golpe do bilhete premiado, até promessas de emprego vantajosas, mas que exigem que se faça um curso obrigatório e outros como saque do FGTS e o Auxílio Emergencial.
A melhor dica é: se receber mensagens deste tipo por SMS, aplicativos de mensagens, e-mail e redes sociais, simplesmente ignore. Ao responder aos golpistas, você estará confirmando que seu contato é válido e ativo, podendo ser usado para outros golpes.