Você, provavelmente, tem algum desses em casa: Smart TV, videogame, câmera IP, fechadura digital, assistente virtual (como a Alexa), seu carro e até sua geladeira que podem estar conectados à internet. Estes dispositivos são conhecidos pela sigla IoT, ou a internet das coisas, que chegaram para facilitar sua vida, mas que também trazem muitos riscos, pois se transformaram em alvo preferencial para os cibercriminosos.
Os dispositivos IoT podem ser vítimas de ataques que exploram falhas de segurança ou erros de configuração. Pode até não parecer que um ciberataque à sua geladeira seja algo tão perigoso, mas os cibercriminosos não se contentam em apenas acessar sua lista de compras do supermercado, o dispositivo pode ser recrutado por uma botnet, para atacar outros usuários na Internet. E ainda ser usado para acessar os demais dispositivos da sua rede, podendo chegar ao seu smartphone, que, aí sim, tem todas as suas informações mais valiosas.
A boa notícia é que tem como se proteger. Preparamos uma série de posts com dicas simples para você aplicar sozinho, e de quebra se conscientizar sobre a importância de dedicar um tempo para aumentar a segurança dos seus dispositivos e prevenir ataques maliciosos.
Fique de olho nos próximos posts!