
Open Banking e a privacidade de dados
13 de agosto de 2021
Defray777: o Ransomware atingiu um novo patamar
20 de agosto de 2021Na noite da última sexta-feira (13), o Ministério da Economia identificou um ciberataque à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional. O ataque, mais uma vez, foi de ransomware, onde há sequestro de dados através encriptação de arquivos.
Nestes ataques, os cibercriminosos prometem restaurar o acesso aos dados se for pago um resgate, o que não é recomendado. O ministério não forneceu maiores detalhes sobre o incidente, mas informou que “medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”.
O Tesouro Nacional informou também que não houve danos aos “sistemas estruturantes” e que não afetou as operações do Tesouro Direto.
Este novo ataque soma-se a milhares de outros casos ao redor do mundo, que registrou um crescimento excepcional de incidentes de ransomware desde o início da pandemia.
Crescimento este, que poderia ser refreado se organizações e governos seguissem as recomendações já bem conhecidas para aumento de postura de segurança, isto é, manter o parque de computadores sempre atualizado, possuir agentes de proteção sofisticados que identificam comportamento malicioso e, principalmente, manter programas de conscientização de riscos para seus usuários.