Com a chegada da LGPD, a maioria das organizações precisa se adequar, e isso inclui a coleta e tratamento de dados nos websites.
Mas como saber se e o seu site está aderente às exigências e, se não estiver, o que é preciso fazer para não correr risco de infringir e ser punido (severamente)?
Confira algumas dicas:
Consentimento: informe a política de privacidade, de uso do site e de cookies, pedindo o consentimento explícito para coletar e armazenar seus dados, bem como gravar cookies em seu dispositivo. Peça também consentimento em formulários de contato, cadastro de newsletter e outros.
Transparência: deixe bem visível o termo ou política de privacidade do site, informando quais dados serão coletados e sua finalidade. Se os dados forem repassados para terceiros, deixe claro quais dados serão compartilhados.
Segurança: colete os dados de forma segura, usando certificados SSL (HTTPS) para encriptar os dados em formulários; e garanta que os dados serão armazenados em bancos de dados encriptados, redes e servidores protegidos por firewalls, antivírus, DLP etc, evitando possíveis vazamentos.
Finalidade: há a necessidade de coleta de um dado específico? Colete e armazene somente o necessário.
Precisa de mais informações sobre LGPD? Fale com a gente.