
Hackers vazam dados de 553 milhões de usuários no Facebook
7 de abril de 2021
330 milhões de pessoas em 10 países foram vítimas de cibercrime em 2020
14 de abril de 2021Mesmo depois de 40 anos, o meio de comunicação mais usado nas organizações ainda é o e-mail. Atribui-se este sucesso à facilidade de uso, confiabilidade e uma certa formalização da comunicação entre colaboradores e contatos externos.
Quase tão antigo quanto o e-mail é o SPAM, que deixou de ser apenas uma chateação para se tornar um dos maiores vetores de ataque atualmente. Organizações e pessoas recebem, diariamente, bilhões de e-mails inúteis com anúncios, newsletters etc. e, entre eles, ataques simples de envio de anexo malicioso e outros mais direcionados como Spear Phishing que contam com a falta de atenção ou ingenuidade do usuário para clicar em um link malicioso entregue em um e-mail forjado.
A melhor forma de proteger a organização é utilizando uma solução robusta de filtragem de SPAM que possua diversas tecnologias e métodos de bloqueio, da tradicional blacklist à checagem de reputação de origem, scan de malware e links até a moderna detecção de fraudes no conteúdo utilizando inteligência artificial.
Tão importante quanto a filtragem de SPAM é a conscientização de usuários quanto aos riscos do e-mail e treinamento sobre como se proteger. A velha dica ainda vale: jamais clique em links em mensagens de remetentes desconhecidos ou que considerar suspeitos.